terça-feira, 17 de novembro de 2015

Matéria sobre "home office" na TI

Matéria vinculada a RBS TV Santa Catarina, (http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/11/com-home-office-jovens-de-sc-ganham-em-dolar-sem-sair-do-quarto.html), mostra como é atuar no ramo de Tecnologia, trabalhando em casa e recebendo em Dollar.

Com 'home office', jovens de SC ganham em dólar sem sair do quarto

Duas vezes por semana, Pietro Coelho Pereira tem reuniões com colegas da empresa para a qual trabalha como programador, em Boston (EUA). A diferença é que ele faz isso sem sair do quarto, em Criciúma, no Sul catarinense. Como ele, outros jovens catarinenses têm conseguido trabalho em empresas estrangeiras sem sair de casa - e ganhando em dólar.
"Em casa é bem mais prático do que todo dia levantar e ir para a empresa. Também é um ambiente bem mais amigável, não tem essa questão de chefe, de líder", diz o jovem. Ele sonha em viver no exterior, mas ainda não terminou a faculdade.
Enquanto isso, ele aproveita essa oportunidade do "home office" para aperfeiçoar o inglês e, principalmente, ganhar experiência na área.
Oportunidades com a que Pietro encontrou geralmente estão na internet - já que muitas dessas empresas estrangeiros em busca de profissionais capacitados são de tecnologia.

Tendência
Luci Briguenti, consultora de recursos humanos, afirma que essa é uma tendência cada vez mais forte. "Essas empresas estão investindo em equipes multidisciplinares no Brasil, ou equipes contratadas por projetos, que vão para qualquer lugar do mundo."
Para conseguir uma dessas vagas, além de ter conhecimento técnico na área, é preciso dominar o inglês.
É o caso do webdesigner Thiago Carvalho. Ele fala inglês fluente, graças a um intercâmbio de dois anos nos Estados Unidos. Para aprender uma terceira língua, o espanhol, morou e trabalhou alguns meses no Chile. Com toda essa experiência, Thiago presta serviços para empresas estrangeiras de tecnologia no escritório improvisado na casa dos pais, em Araranguá.
Rotina começa às 5h
Ele só precisou mudar um pouco a rotina. "Você tem que dar o melhor pro seu cliente. Eu acabo acordando às 5h da manha para pegar o horário comercial da Inglaterra", conta Thiago.
Os jovens garantem: as empresas estrangeiras pagam mais. Sem falar que os contratos são em dólar - com a moeda americana supervalorizada é ainda mais vantajoso. "Não tem salário fixo, depende da cotação do dólar. Tive sorte, arrisquei certo!", diz Pietro.
A consultora de RH diz que trabalhar de casa para uma empresa no exterior pode ser o primeiro passo para uma carreira bem sucedida no futuro. "Com certeza essa é uma bagagem que ele terá para disputar uma vaga e morar fora, se ele tem esse sonho. Com certeza é um diferencial no currículo", diz Luci.



Ficou interessado? Atualmente o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ULBRA Torres, possui excelente avaliação do MEC (nota 4 de no máximo 5) e estamos com o vestibular em aberto. Faça já a sua inscrição!
www.ulbra.br/vestibular 

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Alunos do Students to Bussines apresentam seu trabalhos

Os alunos que participaram do programa Students to Bussines, realizado pela Microsoft em parceria com os cursos de Computação da ULBRA Torres, apresentaram os trabalhos e projetos desenvolvidos para uma banca avaliadora na segunda-feira (15/06).
As bancas foram compostas por profissionais convidados e com conhecimentos nas áreas pesquisadas. Estiveram presentes na condição de avaliadores, o proprietário da Agimóvel, Marcelo Rocha, o representante da empresa de TI Infoworld, Luciano Gross, e pelo egresso da ULBRA Torres, e professor das escolas QI, Manoel Afonso.
Ao total foram apresentados 11 trabalhos focados em dispositivos mobile. “A ideia do programa é potencializar e aproximar o aluno com o mercado profissional. Os relatos e experiência compartilhadas pelos alunos mostra que este objetivo foi alcançado. Além do conhecimento no desenvolvimento de soluções mobile, o projeto proporcionou a oportunidade de iniciarem o networking e buscarem oportunidades até como freelancer”, destacou Adriana Bueno, coordenadora dos cursos CST Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação da ULBRA Torres.
Entre as experiências relatadas, está a da acadêmica, Paula Justi, estudante do quinto semestre de CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que apresentou um sistema mobile para emissão de recibos para profissionais liberais, que lhe rendeu uma oferta de emprego e de ampliação de seu app.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Aluno da ULBRA Torres é premiado pelo Facebook

O aplicativo com o qual Marcelo concorreu e foi premiado chama-se "Cozinha para Solteiros", que está disponível para Android (http://migre.me/psEXU), Windows Phone (http://migre.me/psF0W) e em breve estará também para iOS. Este aplicativo foi inicializado como um projeto de uma disciplina do curso.
Como prêmio, Marcelo recebeu 20 mil dólares para ser utilizado em serviços e produtos do Facebook e empresas parceiras com a finalidade de ampliar seu aplicativo, possibilitando, inclusive, a monetização do valor.
“Foi interessante o desenvolvimento do aplicativo que começou como um trabalho de sala de aula e logo atingiu milhares de downloads. Agora, com o aplicativo nos três sistemas operacionais (Android, Windows Phone e iOS), espero começar a colher os frutos”, destacou Marcelo.
Para a coordenadora do CST Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ULBRA Torres, Adriana Bueno, o sucesso do aplicativo é mais um exemplo de que os alunos podem usufruir de seu conhecimento e de sua dedicação ao curso antes mesmo da formatura. “Os alunos da Computação tem muitas oportunidades, basta que estejam atentos. Um trabalho de aula pode dar origem a um software de sucesso. Na TI a dedicação e persistência são sempre bem recompensados”, finalizou.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Caravanas dos cursos de Computação.

Atenção alunos dos cursos de computação, não percam tempo e garantam suas vagas nas caravanas para o Fórum Internacional de TI do Banrisul e para o TDC Florianópolis.
Ambos eventos são aceitos como atividades complementares.  



Aluno da ULBRA Torres cria sistema de gestão de associações

Os sistemas de informação são propostos para auxiliar nas diversas tarefas de empresas e organizações. Pensando nisso, o acadêmico Denner Evaldt Machado, sob a orientação do professor Cassio Huggentobler de Costa, ambos do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na ULBRA Torres, desenvolveu o sistema online ON SABA.
O sistema, que tem como objetivo manter um cadastro de associados e os seus dependentes, gerar carteiras de associado e emissão de relatórios para gerenciar a associação, foi projetado para atender inicialmente a Associação do Bairro São Francisco, em Torres (RS), mas pode ser utilizado por qualquer associação e não tem custo.
Segundo Denner o “desenvolvimento do sistema foi importante para a sua formação acadêmica e pessoal. Acadêmica, pois pode colocar em prática os conhecimentos vistos em aula e pessoal por possibilitar auxiliar o próximo  de alguma maneira", comentou.
O ON SABA funciona em todos os dispositivos móveis bem como em qualquer tipo de computador. Para utilizá-lo, basta se cadastrar em http://onsaba.azurewebsites.net/Site/Home. O Projeto foi desenvolvido utilizando a metodologia Scrum e as ferramentas ASP.Net MVC, HTML5, JavaScript, C# e Mysql, e hospedado na nuvem Azzure.
O professor Cássio, que orientou o desenvolvimento do sistema, salienta que o “On Saba foi uma ferramenta desenvolvida no Laboratório de Desenvolvimento de Softwares do curso de curso na ULBRA Torres e que ajuda as Associações de Bairros, com relatórios específicos, a ter um melhor acompanhamento dos moradores do seu bairro bem como motivar a participação destes. Além disso, é uma oportunidade de motivar os acadêmicos no desenvolvimento de soluções voltadas para a comunidade”.