segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Novos modelos de negócios.
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
Formada a 1ª turma do Go Code Blocks em Torres
ULBRA Torres e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho ofereceram o curso
O Go Code Blocks é um curso gratuito que busca capacitar jovens de Ensino Médio da rede pública de ensino em lógica, programação Java, desenvolvimento mobile e habilidades profissionais de mercado. Em um mês de aulas com a abordagem de conteúdos de introdução à lógica, à linguagem de programação e ao empreendedorismo capacitou os 21 alunos para, através de uma interface gráfica baseada em blocos da ferramenta App Inventor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criassem projetos de aplicativos Android, inserindo conhecimento de tecnologia para a vida profissional e pessoal. Os aplicativos propõem soluções para questões de bem-estar e serviços à comunidade.Ao todo, foram apresentados dez aplicativos feitos pelos alunos, desde um app que facilita o relacionamento de laboratórios médicos e seus clientes até outro que ajuda a lembrar de datas importantes com uma agenda compartilhada da turma. "Com o Go Code Blocks encontrei o meu lugar. Agora sei que quero cursar Análise de Sistemas na faculdade", diz a aluna Júlia Ghisleri que desenvolveu o "Notepad", um aplicativo que acompanha as notas dos alunos e ajuda a organizar suas prioridades de estudo.
A apresentação dos trabalhos aconteceu para uma banca especializada de professores voluntários, que apreciaram e avaliaram os aplicativos projetados. Fizeram parte dela: Rafael Lippert, que é diretor da empresa Reitech Tecnologia, Rafael Diniz, desenvolvedor de software na InfoWorld Tecnologia e Vinícius Magnus, professor da ULBRA Torres.
Segundo Rafael Lippert, os trabalhos apresentados o surpreenderam. "Deu para perceber que eles aproveitaram a oportunidade do curso e apresentaram apps originais que trazem soluções para diversos problemas do dia a dia deles", ponderou Rafael. Já para o professor Vinícius Magnus, que foi voluntário e deu aulas de componentes multimídias: "os alunos tiveram contato com a tecnologia e puderam conhecer um mercado promissor que é o da TI".
Para Adriana Bueno, coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ULBRA Torres, foi um grande diferencial para os alunos conhecerem a tecnologia e criarem soluções inovadoras para as pessoas. "Agora os alunos se vêem como protagonistas na tecnologia, o Go Code Blocks abriu as portas para o futuro profissional deles". Também citou a importância do engajamento dos professores voluntários para a transformação da vida desses estudantes.
Já a Diretora Geral da ULBRA Torres, professora Débora Borges Thomas, destacou que "A ULBRA Torres, em parceria com a Fundação Maurício Sirotski Sobrinho, coordenação e professores e alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e os apoiadores que acreditaram neste projeto, oportunizou que 21 estudantes do Ensino Médio de Torres recebessem capacitação para o desenvolvimento de competências na área da tecnologia e no desenvolvimento de aplicativos. Com o Projeto Go Code Blocks, os alunos terão maior inserção no mercado de trabalho e, principalmente, despertou o desejo de ingressar em um curso superior e se tornar um profissional na área da TI".
O Go Code Blocks Torres é uma realização da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e ULBRA Torres com o apoio da Osmar Pinto Imóveis, Reitech Tecnologia, Casa São Paulo Magazine, Portal Torres Hotéis, Torres Seguros, InfoWorld Tecnologia e Informática e Mercadão dos Óculos.
Para ver as outras fotos http://www.ulbra.br/torres/imprensa/noticia/22792/formada-a-1-turma-do-go-code-blocks-em-torres
terça-feira, 8 de novembro de 2016
Inicia as aulas do Go Code Blocks na ULBRA Torres
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Mobile Summit - Inscrições com desconto!!!
Uma ótima oportunidade para aumentar nosso networking pessoal profissional, para a comunidade académica da ULBRA a organização esta dando um desconto de 50% na inscrição basta acessar esse link >>>>> http://migre.me/voAGi
Para saber mais sobre o evento acesse: http://www.msummit.com.br
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
O Go Code Blocks chega a Torres (RS) proporcionando o aprendizado da linguagem de programação a alunos do Ensino Médio de escolas públicas
O projeto Go Code Blocks Torres, realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) e ULBRA Campus Torres, acaba de selecionar 21 alunos, entre 80 inscritos, para o curso, que ocorrerá pela primeira vez na cidade. O Go Code Blocks é um curso de introdução à lógica e à linguagem de programação para jovens do Ensino Médio da rede pública.
Os inscritos passaram pelas etapas de prova online e entrevista para figurar entre os 20 escolhidos que irão participar de aulas de programação e lógica durante um mês, três vezes por semana, todas as terças, quartas e quintas-feiras. A seleção foi realizada por voluntários da instituição ULBRA Campus Torres.
O curso é uma versão compacta, com um mês de duração, inspirada na metodologia do projeto Go Code que é realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Grupo RBS em Porto Alegre há três anos. Todos os professores são voluntários da ULBRA Campus Torres e de empresas parceiras.
“Sabemos que, além de estarem diante de um mercado de trabalho em ampla expansão, as pessoas que possuírem conhecimentos de programação e o pensamento computacional poderão se destacar, também, em outras áreas. O Go Code Blocks Torres oferece uma grande oportunidade de aprendizado na área de tecnologia para os jovens do ensino médio. O curso irá ampliar horizontes e poderá servir como o início de uma trajetória profissional de muito sucesso“, destaca Adriana Bueno Silva, coordenadora dos cursos de Computação da ULBRA Campus Torres.
O objetivo do projeto Go Code é estimular o pensamento computacional, para que os jovens enxerguem o conhecimento da tecnologia digital como ferramenta básica para todas as profissões.
“É importante dar acesso a esse conhecimento para estudantes da rede pública, já que essa é a linguagem que abre as portas do futuro. Estamos felizes por disseminar esse projeto em mais uma região do Estado” afirma a gerente executiva da FMSS, Lucia Ritzel.
Foram selecionados alunos de cinco escolas em três cidades diferentes: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara e Torres. O Go Code Blocks Torres inicia no dia 1º de novembro e tem seu término marcado para o dia 2 de dezembro. As aulas ocorrerão na ULBRA Campus Torres, com uma carga horária total de 50h, trazendo os seguintes conteúdos: introdução à lógica e à linguagem de programação; introdução ao desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets com sistema operacional Android; tendências de mercado e empreendedorismo em Tecnologia da Informação.
Conheça os selecionados em:http://www.fmss.org.br/novidade/fmss-divulga-lista-de-selecionados-para-curso-go-code-blocks-torres/