sábado, 18 de setembro de 2010

Alunos da disciplina de Gerência de Projetos desenvolvem carros.


Os alunos da disciplina de Gerência de Projetos tiverem que desenvolver um plano de projeto para a execução de um carro de papel. Segundo a professora Caroline Porto: “ A idéia é que eles puderam vivenciar na prática todas as etapas da execução de um projeto, trabalhando com restrições como tempo, recursos materiais, humanos e financeiros”. A atividade foi realizada por equipes, formada por 4 ou 5 estudantes, que tiveram que fazer um levantamento das atividades envolvidas na execução do projeto, seqüenciar as atividades para saber quais poderiam ser feitas em paralelo e quais dependiam da execução de outras atividades (considerando aqui também a restrição de recursos).

Cada equipe ganhou um valor definido para construir o carro. Todo material disponibilizado tinha que ser comprado, e para poder comprar o material antes eles tiveram que fazer uma análise do que iriam precisar, e fazer uma estimativa de custo (orçamento). Nesta estimativa eles deveriam considerar também o custo da mão de obra deles e uma reserva de contingência.

Durante o andamento do projeto eles tiveram que fazer levantamento de quanto já haviam gasto em tempo e valores, para fazer uma análise (análise de valor agregado) para saber se o projeto estava dentro do cronograma e custo previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário