quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Estudante do curso de computação cria "startup" de Cotação Online de Preços


O estudante dos cursos de Computação da ULBRA Torres, Gabriel Oliveira, criou um aplicativo que realiza a cotação de preços para supermercados. A proposta é otimizar os processos, além de diminuir os custos dos comerciantes.
“A ideia de automatizar um processo que até então era totalmente manual, surgiu desde o momento em que tive o primeiro contato com uma cotação de preços. Comecei a trabalhar em um Supermercado em 2010, e quando fui apresentado à cotação de preços, também chamado de Bate-Bola, fiquei impressionado com o trabalho que dava para realizar uma cotação em busca do melhor preço para os produtos solicitados”, explicou Gabriel.
Como funcionava: o comprador da empresa informava quais os produtos iriam fazer parte da cotação (produtos participantes são aqueles que possuem um alto giro). Uma lista era exportada para o Excel, pré-formatada, e enviada via e-mail aos participantes.  Cada fornecedor respondia a lista no Excel, e enviava de volta por e-mail. Após isso, todas as listas de respostas deveriam ser impressas para que cada preço, de cada fornecedor, fosse repassado um a um para o sistema de automação. Depois disso, o sistema verificava o menor preço ofertado para cada produto e montava os pedidos. Por ultimo, o pedido deveria ser salvo em pdf e enviado por e-mail um por um.
Como funciona a partir do aplicativo: o comprador continua fazendo a lista de produtos em falta, a diferença é que agora basta exportar esta lista - que não possui mais do que 50kb de tamanho - e importar no
Cotação Online. Após isso, o sistema envia automaticamente um e-mail aos fornecedores, informando que existe uma nova cotação para ser respondida. O fornecedor entra no portal com sua senha, responde a cotação e salva lá mesmo. Por último, basta o Administrador acessar o portal e finalizar a cotação: o sistema verifica o menor preço de cada item, monta os pedidos e envia sozinho por e-mail para os fornecedores. Não precisando mais ser impresso nenhuma folha se quer. Uma cotação que levava uma manhã toda para ser feita, agora não demora mais que um minuto.
“A ideia foi bem aceita. O responsável pela automação já existente neste supermercado, gostou da ideia e passou a oferecer junto em seu sistema. Foi quando uma empresa de Manaus entrou em contato comigo, querendo adicionar este módulo também em duas automações que esta empresa comercializa, e estamos negociando. Fiquei muito feliz quando soube que todos aprovaram minha ideia e querem também utilizar o meu sistema. Nada melhor para um programador do que o reconhecimento pelo seu trabalho”, destacou Gabriel.
O aluno agradeceu aos professores da ULBRA Torres pelo “ensinamento de qualidade, que proporcionaram, e principalmente ao professor Cássio Huggentobler (@cassiocosta_), que foi meu orientador neste projeto e me deu total apoio. Não posso deixar de exaltar a qualidade do curso de Sistemas de Informação da Universidade, que está sempre atualizada em relação ao mercado de trabalho e repassa isso a seus alunos”, finalizou.
            Gabriel ainda destacou que pretende ampliar este projeto, adicionando a ele mais funcionalidades, e assim, ganhar mais espaço no mercado. Para contatar o estudante, basta se relacionar através do twitter @gabriel1311.

Nenhum comentário:

Postar um comentário